O conhecimento significativo é aquele que muda a nossa vida. É compreender o que o mundo vive, perceber suas mudanças, e mudar com ele e ele.
O mundo está de olho no Rio de Janeiro, onde está acontecendo a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, evento que marca duas décadas de um dos mais importantes encontros da Organização das Nações Unidas, e busca agora novos rumos para o Planeta.
Estamos de olho na Rio + 20. Mas estamos de olho a nossa volta, em nosso ‘meio ambiente’, naquilo que podemos e temos que fazer na nossa ETFG e na nossa cidade.
Compreender o processo de construção histórica, social e cultural da raça humana é, sobretudo, entender como esse ser tão complexo se localiza no seu espaço-tempo. Por isso mesmo, é possibilitar análises sobre a sua construção ecossistêmica cotidiana. Sua relação com o mundo, com seu meio e com seus pares. Assim, os temas a seguir são uma forma de darmos um "pontapé" inicial aos debates possíveis, englobando as variadas formas de análise e suas vastas ramificações.
Queremos oportunizar à nossa comunidade escolar uma leitura histórica, sociológica e ambiental de suas relações com seus pares e com o mundo.
E queremos também:
· Conhecer as questões críticas que estão sendo abordadas na Rio + 20;
· Identificar o significado da mobilização mundial sobre o tema;
· Elencar as iniciativas históricas que trouxeram a esta conferência;
· Discutir o papel da Ética no contexto da alienação;
· Refletir sobre o papel da Ética na descolonização do olhar.
· Conscientizar da necessidade de assumir responsabilidade individual e coletiva acerca do desenvolvimento sustentável.
A Rio + 20 é no Rio de Janeiro, mas é aqui também na ETFG.

0 comentários:
Postar um comentário