27 de junho de 2012

O ECO-ESCOLAR: UM LUGAR DE CONSTRUÇÃO?


Para a realização do trabalho com o tema Eco Escolar, primeiro fizemos um levantamento do perfil ecológico da ETFG. Então realizamos pesquisas, entrevistas e tiramos fotos do ambiente escolar.
De acordo com nossas pesquisas, a escola já possui um ambiente bem sustentável. Ela sempre realiza projetos voltados para a ideia ambiental, não utiliza copos descartáveis (os bebedouros foram projetados para não precisar usar copos), usa folhas de rascunhos, 90% das lâmpadas são econômicas e possui uma grande área verde.
Nós tiramos fotos da escola antes e depois de começarem as aulas, mostrando como o ambiente fica desorganizado depois da chegada dos alunos. Além disso, as fotos também expõem carteiras danificadas, portas, e armários.
Para tornar o perfil da escola mais sustentável visitamos a ASCANOVI, uma associação de catadores que recolhe materiais para serem reciclados. A associação é pouco conhecida na cidade e não possui grande apoio da prefeitura.
Cogitamos a coleta seletiva que não era realizada na escola por falta de organização e informação. Pensamos em elaborar um Eco Ponto na ETFG em parceria com a ASCANOVI, onde poderiam ser depositados todos os materiais recicláveis da escola, cantina, internato rural e dos moradores vizinhos e depois transportados pelos catadores.
Também elaboramos outras metas para que a escola se torne mais sustentável, como: ter 100% das lâmpadas econômicas, procurar se informar se os materiais utilizados na construção de móveis são certificados antes de comprar, consciência por parte dos alunos na preservação do ambiente e dos materiais.

Integrantes do grupo: Camila Soares Caldeira, Ester Ganem Cunha Melo, Gabriela Chaves,Jhully Gabriela Abrantes Borges, Joice Natali do Rosário, Levi Raphael Von Glehn Nobre, Luiza Mendes Soares Leal, Murilo Gobira Guimarães Brandes, Paulo Eduardo Schroeder Miguel, Sálua Kalena Salzmann Guimarães, Victor de Barros Soriano Miglio e Vinicius Viana de Lima.

0 comentários:

Postar um comentário