27 de junho de 2012

DESMATAMENTO NO PERÍODO DO REGIME MILITAR BRASILEIRO


Abordamos o tema  em questão na forma de teatro,  slide, cartazes e decoração (1964-1985) e a vida de personagens como Rachel Carson -  primeira a introduzir o conceito de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente em seu livro "Primavera Silenciosa". Mencionamos também o Chico Mendes, um seringueiro e sindicalista cuja principal causa foi a preservação da Floresta Amazônica e  direitos dos seringueiros.
No Período Militar ocorreram os maiores índices de desmatamento do país, já que os militares entendiam que uma área tão grande de floresta era sinal de atraso. Pretendiam também desenvolver a economia e temiam que essas  terras fossem tomadas por outros países, ou  que servissem de refúgio aos fugitivos do governo.
Essa atitude apresentou-se como um grande contraste, já que no mesmo período outros países, principalmente da Europa, começavam a se preocupar em realizar conferências, como a de Estocolmo, para debater questões referentes ao meio ambiente.
Uma frase, dita pelos militares, que marcou o trabalho foi "Terra sem Homem para Homens sem terra!".

Integrantes do grupo: Aryadna Maria Alves Borges, Ana Beatriz Ramos Lopes, Camila Alves Pereira, Gustavo do Carmo Fortunato, Iury Andrade Cordeiro, Janine Souza Wolff, João Gabriel Costa Tudeia, Maria Costa Afonso, Myrella Costa Silva, Matheus Aguilar Ramos, Mayhanne Krishnna de Castro, Rayssa de Pádua Pena, Thayna Teixeira de Jesus e Victor Kalil Addiny.

0 comentários:

Postar um comentário